Por que o ano só começa depois do carnaval?

O carnaval é uma festa muito popular no Brasil. Não é de hoje que sabemos que uma parte da população brasileira deixa para iniciar seus objetivos e metas depois do carnaval, e talvez seja por isso que muitas pessoas se convencem que do dia 1 de janeiro até o carnaval elas não colocam em prática quase nada na vida delas, se justificando que não dar pra fazer, afinal o carnaval está chegando. Com base nesse pensamento desenvolve-se uma procrastinação e um pensamento limitante, que faz com que as pessoas bloqueiem a ação proativa em suas metas até chegar à quarta-feira de cinza.

A grande questão é que o tempo não para, e se olharmos em nossa volta veremos pessoas que foram disciplinadas, determinadas e focadas em seus objetivos e que fazem as coisas acontecerem. Isso nos mostra que enquanto uns colocam a mão na massa, outros adiam e postergam seus sonhos.

Ditado popular

Há um ditado popular que o Brasileiro não desiste nunca, porém hoje existe até o complemento dessa frase que fica assim: o brasileiro não desiste nunca, porque ele adia sempre. Pode parecer engraçado, mas infelizmente é a realidade de muitos. O excesso de coisas muito importante que sempre vamos deixando para depois, vai se acumulando ao ponto que não daremos conta de resolver durante o ano, isso faz com a nossa vida vá passando como se fosse um filme na nossa frente. O problema é que nesse filme estamos mais para coadjuvante do que autores principais em nossas vidas. Criamos 1000 desculpas para adiar nossos projetos, e como não bastasse esse ano é ano de copa do mundo e eleição.

Se voltarmos a historia no período do Império Romano sabemos que o primeiro dia do ano começava no dia 01 de março, por isso que dezembro era o chamado de mês dez assim como os outros meses. O calendário foi modificado pelo líder romano Júlio César no ano 46 a.C., a quem competia a tarefa de decidir quando se introduziam os meses intercalares no calendário romano tradicional. Júlio Cesar alterou o dia 01 de março para o dia 1 de janeiro como o primeiro mês do ano, porém parece que o único país que continuou utilizando o março como primeiro dia do ano foi o Brasil. Nada começa de fato, a aula começou, mas não começa, os projetos começam, mas não começam, você diz que vai iniciar um planejamento financeiro e não começa.

O dinheiro é uma questão séria e precisa ser tratado com seriedade. Cuidar de seu dinheiro é crucial.

X da questão

A grande questão é que adiamos muita coisa e depois queremos fazer transformações em um único dia, afinal você começa a perceber que o fim do ano está chegando novamente. Com isso, quer correr atrás do tempo perdido. O ano passa você avalia que sua vida financeira está desorganizada, que gastou muito dinheiro sem saber muito bem aonde e não realizou quase nada, e quando se inicia o último mês do ano, bom lá pela segunda semana de dezembro você já começa a fazer planos de mudança de hábito, principalmente em relação a sua situação financeira:

– Ano que vem eu vou mudar minha vida financeira

– Ah eu não vou mais comprar tanto no cartão de crédito

– Nunca mais uso o cheque especial

– Vou levar comida para o trabalho para economizar

– Eu vou colocar minhas finanças em ordem

– Eu vou anotar tudo que comprar

Parece um plano perfeito, Parece que vai que vai tudo certo…. Mas infelizmente não. Começa janeiro e você deixa a primeira semana passar sem fazer nada, quando ver já está quase no fim de janeiro e você lembra que em fevereiro tem Carnaval e logo já promete que depois do carnaval vai fazer tudo de forma bem acelerada! Vai a anotar, tudo baixar vários aplicativos, planilhas, assisti vários vídeos, procura vários sites para ler.

Mas como você já se condicionou a adiar, você percebe que novas demandas de atividades chegam e que são também importantes e vai deixando de lado a organização da sua vida financeira.

Como resolver essa situação que mais parece um ciclo vicioso?

A única forma de organizar a vida financeira e fazendo isso de verdade. Anote na sua agenda um dia da semana que você vai avaliar todos os gastos da semana e faça isso, escreva tudo em uma planilha, aplicativo ou caderninho, o que for melhor pra você. Avalie os gastos por impulso e os gastos supérfluos e desnecessários.

O dinheiro é uma questão séria e precisa ser tratado com seriedade. Cuidar de seu dinheiro é crucial. Organize todas as suas contas, seus gastos e suas compras através de uma planilha. Siga os 5 passos a seguir:

5 passos para organizar sua vida financeiro

  • Diminua os gastos fixos – aluguel, alimentação, água, luz, carro.             –
  • Tenha uma segunda fonte de renda: venda doce, roupas que você não usa mais, der aula particular de assuntos que você domina, entre outros.
  • Faça uma reserva de emergência – mantenha 6 meses dos gastos para viver, isso evitará supressas.
  • Faça bons investimentos – avalie investimentos rentáveis e seguros que rendem melhor que a poupança.
  • Tenha momentos de lazer – aproveita a jornada e curta a sua vida.

Quer ter controle sobre o seu dinheiro? Precisa de uma solução simples para organizar suas contas, gastos e compras? Temos uma opção prática e fácil para você. Clica aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima