Erros Comuns que Sabotam seu Orçamento: A História de Carla e João

Clique no banner e inicie agora

Cuidar das finanças pessoais pode ser desafiador, especialmente quando cometemos erros que sabotam nosso orçamento sem que a gente perceba. Essa foi exatamente a realidade de Carla e João, um casal que me procurou em busca de ajuda para colocar as contas em dia.

Quando nos encontramos pela primeira vez, Carla confessou que adorava fazer compras por impulso, especialmente em promoções online, enquanto João admitiu que tinha dificuldade em controlar os gastos com assinaturas de serviços de streaming e outros pequenos luxos. Ambos trabalhavam e tinham uma renda estável, mas ao final do mês, pareciam estar sempre no vermelho.

Clique no banner e leia agora

Durante nossa conversa inicial, ficou claro que os erros acumulados no dia a dia estavam minando o orçamento do casal. Além das compras por impulso, eles não tinham o hábito de revisar contratos, como os de internet e TV a cabo, para verificar se havia planos mais econômicos disponíveis. Outro problema recorrente era deixar contas menores para depois, o que muitas vezes gerava multas e juros desnecessários.
Com essas informações em mãos, começamos a trabalhar em mudanças simples, mas eficazes. O primeiro passo foi monitorar todos os gastos durante um mês. Essa tarefa revelou surpresas: somando os pequenos “extras”, como delivery e cafés fora de casa, eles perceberam que gastavam mais do que imaginavam.
Em seguida, Carla e João criaram um orçamento mensal baseado em prioridades. Reduziram os gastos supérfluos, renegociaram contratos e adotaram uma regra simples, mas poderosa: sempre esperar 24 horas antes de fazer qualquer compra não essencial. Essa prática ajudou Carla a evitar os impulsos e deu a João mais clareza sobre onde realmente valia a pena gastar.

Hoje, o casal está em um lugar muito melhor financeiramente. Eles já conseguiram juntar uma reserva de emergência equivalente a três meses de despesas e começaram a investir parte da renda. Segundo João, “o mais importante foi entender que pequenos erros podem parecer inofensivos, mas quando somados, eles têm um impacto enorme no nosso orçamento.”

Se você também sente que seu orçamento está sendo sabotado por hábitos financeiros ruins, saiba que é possível mudar. Convido você a participar do Curso Virada Financeira, onde ensino como identificar os erros mais comuns, criar um planejamento simples e recuperar o controle sobre o seu dinheiro.

E não se esqueça de conferir meu canal no YouTube, Rosielle Pegado, onde compartilho dicas, histórias e estratégias práticas para transformar sua vida financeira. Faça como Carla e João: comece hoje mesmo a construir um futuro financeiro mais sólido e tranquilo!

Clique no banner e leia agora

Autor

  • Rosielle Pegado

    Presidente da APPOEF, Planejadora financeira, Educadora, Escritora e Palestrante. Rosielle Pegado acredita que a educação financeira vai além dos números, para ela, é sobre conectar, inspirar e transformar vidas. Como empreendedora, Rosielle ajuda pessoas e famílias a alcançarem estabilidade financeira por meio de mentorias, cursos e consultorias. Sua missão é capacitar seus clientes a tomarem decisões financeiras conscientes e construírem um futuro mais próspero, utilizando estratégias que integram comportamento financeiro e planejamento eficaz. Se você se sente pronto para fazer o seu Planejamento Financeiro e precisa de ajuda, clique no botão no canto superior direito, e preencha seus dados.

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.