Comprar ou Alugar: Qual é a melhor decisão?

Quando falamos de compra ou alugar um imóvel é necessário analisar vários pontos importantes para essa escolha: Tempo de duração no novo local (cidade ou bairro), hábitos de vida, percurso até o local de trabalho e muitos outros.

Seja um casal que está iniciando sua vida juntos, ou ainda uma pessoa solteira que mude de cidade e resolva procurar um imóvel. Afinal qual é a melhor decisão: comprar ou alugar um imóvel?

Leia também GUIA PARA ALCANÇAR A TRANQUILIDADE FINANCEIRA

 

Apesar das altas demandas em relação a venda de imóveis e as ofertas dos bancos, muitas pessoas procuram evitar a burocracia, seja por orientação familiar, por não terem nome limpo na praça ou por simplesmente não querer adquirir um imóvel, optam pela locação de um imóvel.

E qual é a melhor decisão? Cabe primeiramente a você decidir qual é a melhor decisão de compra ou locação de um imóvel, mas como tomar essa decisão de forma consciente?

Para tomar essa decisão de forma consciente precisaríamos ter um conhecimento ao menos básico de todos ou da maioria de prós e contras que envolvem a compra e locação de um imóvel, tipo:

  • Analisar seu planejamento financeiro para assumir a compra de um imóvel a longo prazo;
  • Ser consciente em relação a sua condição financeira para comprar um imóvel;
  • Analisar se você está pronto para comprar um imóvel e ficar possivelmente presa na mesma localidade pelos próximos anos;
  • Analisar as condições interiores do imóvel (aparência, necessidade ou não de reformas);
  • Caso haja a necessidade de reforma no imóvel, analisar se você tem recursos para assumir os gastos em relação a reforma caso decida comprar o imóvel, e entender por onde começar a reforma;
  • Entender que tudo tem um custo, seja na compra ou na locação de um imóvel;

Categoria Indicada Investimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima