Quais os 03 principais erros que os endividados cometem?

Estar endividado pode trazer muito mais do que problemas financeiros. Pois, isso afeta também o seu estado emocional.  E não é segredo para ninguém que as pessoas que vivem endividadas possuem maus hábitos financeiros. Entenda que para sair do buraco, você precisa parar de cavar o buraco, ou seja, pare de repetir os erros que a maioria dos endividados comentem.

Sabemos que existem padrões de comportamento e erros comuns que podem ser evitados. Por isso, eu separei 3 erros que todos os endividados cometem e como evitá-los:

1. Falta de autoresponsabilidade da realidade:

As pessoas que estão endividadas, não aceitam a realidade, e fogem do assunto organização financeira“. Elas se irritam facilmente quando são questionados sobre o assunto. E por isso, não querem assumir a culpa pela a situação que estão, ao invés disso, estão sempre culpando o governo, a crise e até o salário baixo. se vendo como vítimas em tudo.

 

2. Não compartilhar com a família

Ficar calado ou fingir que está tudo bem para a sua família, não é uma boa ideia, existem muitos casamentos que terminam por causa de problema financeiro, então o melhor a se fazer é abrir a situação e falar a verdade, não tenha constrangimento em falar sobre como está sua saúde financeira com seu esposo, filho ou pai/mãe. Isso pode parecer difícil, mas é muito mais fácil sair do problema com a ajuda da sua família do que sozinho.

3. Procrastinar para sanar o problema

Demorar para agir, ficar enrolando, não é uma boa escolha, pois os juros das dívidas crescem rapidamente, ou seja, cada dia que você adia para resolver essa questão, maior será o seu saldo devedor.
A melhor forma de sair dessa situação e entender que você está em desequilíbrio financeiro, reconhecer que errou, e que em algum momento teve decisões equivocadas que o levou ao endividamento, e a partir disso buscar meios de resolver ou amenizar as dívidas. Chega de viver pagando juros abusivos!

 

Se a situação for muito descontrolada, e você não sabe por onde começar, contrate um profissional para lhe guiar nessa jornada. Mantenham-se fortes em seus objetivos e façam o melhor possível nesse momento, que é ter um planejamento financeiro pessoal.

Fazer seu dinheiro render, requer prática e decisões inteligentes 

Como estão as suas contas? Está conseguindo pagar em dia sem perder o sono?

Ao pagar suas contas em dia você estará automaticamente economizando dinheiro em juros e outras taxas que podem incidir sobre uma conta atrasada. Faça seu planejamento financeiro e veja como a economia em juros e pequenas taxas pode fazer uma grande diferença no fim do mês. Pagar suas contas em dia significa menos estresse na sua rotina  

Agora, se você quer ter segurança para o seu futuro, aprender a investir é fundamental. Começar a investir exige organização, autoconhecimento, algumas informações básicas sobre o mercado financeiro e o acompanhamento das notícias. Uma das primeiras providências é dar uma boa olhada no orçamento mensal e reorganizá-lo para fazer sobrar. Depois disso, entender quais são as necessidades de curto, médio e longo prazo e seus objetivos. Outra dica é após rever os gastos e busque bons descontos, para impedir que a inflação corroa seu salário.

Você sabe pechinchar ? Fazer pesquisa de preço ou dar aquela pechinchada nas lojas é sempre legítimo e pode salvar alguns trocados valiosos. 

 

Receba nossas atualizações, participe do nosso Canal no Telegram

Gostou?

Curte, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima