Fazer investimentos é tudo de bom, afinal, é uma forma de deixar o seu dinheiro rendendo, tendo bons ganhos e resultados vantajosos. De certa forma, fazer o dinheiro trabalhar para você, mas é claro, você só consegue tudo isso se investir muito bem!
Muitas pessoas, quando não estão tendo bons resultados, não sabem o que acontece, mas olhe só: existem vários erros que fazem com que você saia até mesmo no prejuízo.
Por isso, nesse texto você vai entender o que precisa fazer para evitar ter prejuízo no mercado financeiro.
Quer saber quais erros são esses? Veja:
- Não ter uma carteira diversificada;
Com a divulgação do mercado financeiro na internet, as pessoas acreditam que colocar o todo dinheiro no produto que está rendendo mais é a melhor opção, porém além de buscar a rentabilidade, é preciso olhar para o risco, sendo assim, ter todo seu dinheiro aplicado em um único produto financeiro é arriscado, o ideal é diversificar a carteira de investimento.
- Deixar de lado o conhecimento do próprio perfil de investidor;
Se você está iniciando no mercado financeiro e não tem muito conhecimento, é bem provável que seu perfil de investidor seja entre conservador e moderado. E é através desse perfil que você vai saber quais produtos financeiros estão de acordo com o seu perfil.
Mas, infelizmente algumas pessoas ignoram o perfil e aplicam o dinheiro em produtos financeiros mais arrojados, ou seja, assumindo mais risco, deixando de lado o perfil de investidor.
- Investir em altos valores, sem estudar o mercado financeiro;
O mercado financeiro não é uma aposta, para que você tenha bons resultados é preciso conhecimento e bom senso, por isso, não entre de cabeça naquilo que você não tem tanto conhecimento, é muito comum, investidores investir um bom dinheiro em um produto arriscado sem conhecimento e depois perder dinheiro, por isso, minha recomendação como planejadora financeira, é que você comece com um valor pequeno, e vá entendendo o mercado, ou contrate um especialista para lhe auxiliar nesse processo.
Assim, você evitar perder dinheiro e saberá o que de fato fez.
- Não ter uma reserva de emergência;
Eu sei que a proposta de você receber dividendos todos os meses é encantadora, mas não é por isso, que você vai aplicar seu dinheiro na renda variável, sem ao menos ter criado a sua reserva de emergência.
A definição de reserva de emergência consiste em uma reserva financeira que cubra seus gastos mensais, no período de 6 a 12 meses, investidos em uma aplicação conservadora e de alta liquidez.
- Não fazer o planejamento financeiro, e investir sem nenhum objetivo de longo prazo.
Eu criei um Ebook chamado Invista sem Medo, nele eu oriento sobre como superar os bloqueios, as dificuldades que podem estar impedindo você de investir e começar a investir, é um ebook transformador, que tenho certeza que faça uma baita diferença para você começar a investir, adquira já o seu.
A primeira parte que você deve fazer é desenvolver um plano e um objetivo, esse plano deve ser realista e palpável em realizar para atingir seu objetivo. Eu já atendi vários clientes, que aplicaram dinheiro na renda variável, sem ter um planejamento financeiro com objetivos claros e depois precisavam do dinheiro, porém a cota das ações caíram e eles não podiam sacar o dinheiro. Essa situação gerou muito estresse, e quando iniciamos o planejamento financeiro, eles perceberam quão arriscado foi tomar essa decisão por impulso.
Viu só? Parecem erros pequenos, mas podem fazer um grande estrago nos seus investimentos!
#dicasdefinancas #errosnosinvestimentos #financaspessoais #investimentos #vidafinanceira
Se você tá consciente que precisa fazer o seu planejamento financeiro, está cheio de dívidas, mesmo trabalhando e ganhando um bom salário, está preparado para fazer o que precisa ser feito no seu orçamento pessoal ou empresarial, entre em contato comigo e marque uma consultoria, meu e-mail contato@rosiellepegado.com.br.
Temos ebooks, cursos, palestras, mentoria e consultoria, tudo isso e muito mais você encontrará em nosso site.
Curta, comente e compartilhe!
Autor
-
Presidente da APPOEF, Planejadora financeira, Educadora, Escritora e Palestrante. Rosielle Pegado acredita que a educação financeira vai além dos números, para ela, é sobre conectar, inspirar e transformar vidas. Como empreendedora, Rosielle ajuda pessoas e famílias a alcançarem estabilidade financeira por meio de mentorias, cursos e consultorias. Sua missão é capacitar seus clientes a tomarem decisões financeiras conscientes e construírem um futuro mais próspero, utilizando estratégias que integram comportamento financeiro e planejamento eficaz. Se você se sente pronto para fazer o seu Planejamento Financeiro e precisa de ajuda, clique no botão no canto superior direito, e preencha seus dados.
Ver todos os posts