No artigo de hoje, vamos conversar sobre a importância do planejamento financeiro durante um tratamento de saúde. Assim como a vida financeira a nossa vida, a nossa saúde é muito importante para que continuemos nossas tarefas do dia a dia.
Não quero trazer o pânico porém hoje o assunto é extremamente sério e importante.
Em qual situação será mais fácil se recuperar? Situação 1 – Adoeceu ou precisou de um tratamento, porém você tem um plano de saúde e/ou possui uma reserva de emergência para ajudar a custear exames, transporte, e manter os gastos fixos na sua casa, mesmo sem você estar trabalhando e recebendo ou Situação 2 – Adoeceu ou precisou de um tratamento, porém você não tem plano de saúde e não tem reserva de emergência, depende do SUS (Sistema Único de Saúde), está preocupado(a) e aflito com a situação, e está emprestando dinheiro ou está sem perspectivas de fazer todos os tratamentos necessários.
Acredite, quanto mais você falar da sua vida financeira, mais se sentirá preparado para fazer escolhas relacionadas a sua vida financeira, quanto mais você se preparar para situações como problemas de saúde, acidentes, ou até viagens inesperadas, e fizer pequenas reservas com estes objetivos, mais preparado(a) para resolver a situação adversa você estará.
As adversidades financeiras podem causas estresses, preocupações, gerar discussões familiares ou entre casais e desencadearem outros problemas de saúde, além daqueles problemas de saúde que já estar enfrentando. Atenção, não negligencie a sua vida financeira.
A Vida Não É Só Trabalhar: Aproveite e Desfrute Também
Será Que Comprar Imóvel em Leilão Vale a Pena Mesmo?
Ativos no Exterior para Proteção Contra Inflação
Como criar a minha reserva de emergência?
Primeiro, entenda todo o dinheiro que você recebe é importante, não gaste de maneira insconsciente, compre o que é realmente necessário, estude sobre finanças, leia livros, converse sobre finanças com seus amigos e familiares lembre-se que quando tiver um problema de saúde poderá vir a precisa da ajuda de alguém para administrar as suas finanças caso você tenha que ficar internado(a) e não tiver como realizar pagamentos, e se esta pessoa já estiver sido preparada previamente por você, você se sentirá mais livre para focar apenas no seu tratamento e recuperação.
Pontos importantes a serem sempre lembrados, que fortaleceram a nossa consciência financeira:
- Educação sempre deverá ser sua prioridade, se instruir, fortalecendo assim o seu relacionamento com o dinheiro, aproveito e te convido a conhecer os meus ebooks, cursos e livros disponíveis aqui no site, clique aqui;
- Cuidado com o uso do cartão de crédito, lembre-se sempre que o seu atraso poderá acarretar o pagamento de juros;
- Não atrase também as contas fixas (água, luz, internet, e telefone), lembre-se que há incidências de juros e multas por atraso, e não queremos isso;
- Compre o que precisa, compre o que é necessário, e ao passear no shopping ou loja, analise “eu preciso mesmo disso?“.
- É importante lembrar que questões de lazer devem ser vistos como presentes, mimos de você para si mesmo, mas cuidado para não acabar se acostumando a gastar valores que depois no final das contas poderão comprometer o seu orçamento ou impedir que você faça a sua reserva financeira;
- Lembre-se sempre que todo o dinheiro gasto com lazer demasiado ou com itens de vestuário de maneira inconsciente, pode ser um dinheiro, que talvez possa vir a ser utilizado no adiantamento de alguma parcela a ser paga, ou até em um dinheiro que pode ser pago para evitar o atraso do cartão de crédito;
- Analise a possibilidade de criação de uma renda extra, para levantar dinheiro para auxiliar na criação da sua reserva de emergência.
- Aprenda a guardar dinheiro com o objetivo direcionado de fazer a sua reserva de emergência, guarde com objetivo e se comprometa com ele, você pode guardar para comprar um carro, ou guardar para comprar sua casa, ou guardar para um exame ou fazer um tratamento, mesmo que você tenha um plano de saúde ou que você já tenha garantida a operação, trate a sua reserva financeira de maneira séria, pois quando você precisar do dinheiro para custear outros gastos advindos das adversidades, o recurso estará lá;
- Se tem dificuldade na questão financeira te convido a conhecer o meu canal no Youtube, aonde tenho uma biblioteca de vídeos, aonde falo sobre várias questões, questão financeira do cartão de crédito, reserva financeira, renda extra, educação financeira, planejamento financeiro, te convido a conhecer as minhas playlists e se inscrever no meu canal no youtube, aproveita.
Para que você possa focar na sua recuperação, descansar de maneira despreocupada, deixar que seu corpo relaxado e devidamente descansado possa se restabelecer, se você tiver feito o seu planejamento financeiro e se você conversa sobre finanças pessoais com seus familiares você não ficará preocupado em pagar ou em quem vai pagar ou com quem vai pagar as suas contas ou organizar/administrar suas despesas. O planejamento financeiro não vai te livrar da operação, mas caso o SUS (Sistema Único de Saúde) não pague a sua operação, você possa ter liberdade para escolher pagar pela sua operação, seja devido a sua necessidade ou a necessidade de urgência da sua operação.
O planejamento financeiro poderá proporcionar liberdade, segurança e estabilidade financeira em um momento tão delicado da sua vida, que é o momento de internação, operação ou de doença. A saúde é o nosso bem mais precioso, cuidar de suas finanças, fazer o seu planejamento financeiro, definir metas financeiras, poderá te preparar para criar investimentos futuros.
Se você tá consciente que precisa fazer o seu planejamento financeiro, está cheio de dívidas, mesmo trabalhando e ganhando um bom salário, está preparado para fazer o que precisa ser feito no seu orçamento pessoal ou empresarial, entre em contato comigo e marque uma consultoria, meu e-mail contato@rosiellepegado.com.br.
Conheça nosso blog, com textos similares a este para fortalecer a sua mentalidade financeira.
Temos ebooks, cursos, palestras, mentoria e consultoria, tudo isso e muito mais você encontrará em nosso site.
Curta, comente e compartilhe!
Autor
-
Presidente da APPOEF, Planejadora financeira, Educadora, Escritora e Palestrante. Rosielle Pegado acredita que a educação financeira vai além dos números, para ela, é sobre conectar, inspirar e transformar vidas. Como empreendedora, Rosielle ajuda pessoas e famílias a alcançarem estabilidade financeira por meio de mentorias, cursos e consultorias. Sua missão é capacitar seus clientes a tomarem decisões financeiras conscientes e construírem um futuro mais próspero, utilizando estratégias que integram comportamento financeiro e planejamento eficaz. Se você se sente pronto para fazer o seu Planejamento Financeiro e precisa de ajuda, clique no botão no canto superior direito, e preencha seus dados.
Ver todos os posts