Hoje, vamos conversar sobre portabilidade e os tipos de portabilidade financeira que é oferecida pelos Bancos, como fazer, qual o custo da transação, o que deve ser observado.
O que é?
“Portabilidade de crédito é a possibilidade de o cliente solicitar transferência de operações de crédito (empréstimos e financiamentos) e de arrendamento mercantil de uma instituição financeira para outra, mediante liquidação antecipada da operação na instituição original pela nova instituição financeira. As condições da nova operação devem ser negociadas entre o próprio cliente e a instituição que concederá o novo crédito.” Conforme o Banco Central do Brasil.
Solução para Dividas: Guia Completo para a Liberdade Financeira
O dinheiro: fonte de felicidade ou infelicidade?
Conhecimento: O Poder que te Protege das Tempestades da Vida
Como funciona?
Você tem uma dívida com a instituição A, e deseja quitá-la, então você pesquisa entre instituições financeira B, C e D, e descobre que a instituição C tem as melhores condições de pagamento para você, então solicita perante a instituição um financiamento para quitar sua dívida com a instituição A, por meio da portabilidade solicitada pelo cliente. Os recursos serão direcionados diretamente a instituição A, considerando o número do contrato, e demais dados conforme solicitados pela instituição financeira C. Não é necessária a emissão de boleto para quitação da dívida. A transação de quitação será realizada por meio de TED (Transação Eletrônica Disponível) e os custos da transação não deverão ser repassados para o cliente.
O que pode gerar impedimento para realizar a portabilidade?
Para fins de portabilidade, o prazo e o valor da nova operação contratada por pessoas físicas, não pode ser superior valor do saldo devedor e o prazo que faltava para a quitação da dívida inicial.
A Instituição financeira pode se negar a efetuar a portabilidade financeira?
A Instituição financeira C pode se negar a fazer a portabilidade, mas a Instituição Financeira A, não pode se negar, visto que a necessidade principal do cliente quando opta pela portabilidade é economizar e evitar os juros gerados durante suas dívidas.
Quais as portabilidades que eu posso fazer?
Portabilidade de crédito, portabilidade de previdência, portabilidade de cadastro, e portabilidade da conta-salário.
Receba nossas atualizações, participe do nosso Canal no Telegram
Gostou?
Curte, comente e compartilhe!
Autor
-
Presidente da APPOEF, Planejadora financeira, Educadora, Escritora e Palestrante. Rosielle Pegado acredita que a educação financeira vai além dos números, para ela, é sobre conectar, inspirar e transformar vidas. Como empreendedora, Rosielle ajuda pessoas e famílias a alcançarem estabilidade financeira por meio de mentorias, cursos e consultorias. Sua missão é capacitar seus clientes a tomarem decisões financeiras conscientes e construírem um futuro mais próspero, utilizando estratégias que integram comportamento financeiro e planejamento eficaz. Se você se sente pronto para fazer o seu Planejamento Financeiro e precisa de ajuda, clique no botão no canto superior direito, e preencha seus dados.
Ver todos os posts