Taxas e custos do Tesouro Direto
As taxas mais comuns são:
- de custódia, da BM&FBOVaESPA, que é de 0,25% ao ano, o valor do título.
- de custódia, que á a taxa da corretora. Hoje em dia, uma boa parte das corretoras não estão cobrando as taxas de administração, mas antes de investir, confirme se essa opção está isenta na corretora que você escolheu mesmo. Essa isenção aumenta o rendimento do investimento.
- do Imposto de Renda (IR), que varia de acordo com o tempo que o dinheiro ficará aplicado. Ele incide apenas sobre os rendimentos e de forma regressiva. Ou seja, quanto maior o tempo de investimento, menor a alíquota.
Veja os percentuais abaixo:
- Aplicações de até 180 dias: 22,5%
- Aplicações entre 181 e 360 dias: 20%
- Aplicações entre 361 e 720 dias: 17,5%
- Aplicações maiores do que 721 dias: 15%.
Comece a investir
- Passo: Simule seu investimento
Encontre qual é o melhor título para você. Avalie entre os cinco títulos disponíveis, de acordo com ao perfil e as necessidades pessoais.
2. Passo: Faça seu cadastro
O cadastro do Tesouro Direto deve ser feito diretamente nas corretoras habilitados.
3. Passo: Senha
Aguarde o recebimento da senha de acesso ao Portal do Tesouro Direto, que será enviada para o e-mail cadastrado.
4. Passo: Transfira o dinheiro
Transfira o dinheiro da sua conta bancária para a conta da instituição financeira que você fez o cadastro.
5. Passo: Comece a investir
Com a senha de acesso em mãos já é possível começar a investir!
Em resumo:
O Tesouro Direto é um título público de renda fixa, é um investimento flexível, com diversas opções de títulos e prazos e continua sendo uma boa opção tanto para para investidores com pouca experiência que precisam de investimentos mais seguros, quanto para os investidores mais experientes.
O Tesouro Direto é um dos investimentos mais seguros que existem. Com rentabilidade normalmente maior que a poupança e pode ajudar você a planejar sua aposentadoria ou apenas poupar para as próximas férias. Além do risco baixíssimo e opções com resgates diários, a taxa de custódia da corretora pode ser gratuita.
Faça um planejamento financeiro de curto, médio ou longo prazo. Lembrando que independente da modalidade escolhida para investir o mais indicado é analisar todas, estudar o máximo possível para investir com maior conhecimento, como já vimos no texto o Tesouro Direto possui variadas opções para você.
Portanto, antes de investir no Tesouro Direto, saiba qual será o prazo do seu investimento e considere o prazo de cada título disponível para fazer aplicação de sua escolha.
Isso lhe trará confiança para se desenvolver no mundo das finanças e cada vez mais ser capaz de poupar, ficando mais próximo de alcançar seus objetivos.
As modalidades dentro do tesouro direto irão lhe proporcionar experiência em investimentos conservadores, onde a possibilidade de perder dinheiro é mínima, exatamente o necessário para que no futuro você se torne um investidor mais arrojado e, caso possível, arrisque em outros investimentos.
Aproveite para traçar metas e acompanhar o investimento feito, tendo assim uma visão na prática qpara o futuro.
Receba nossas atualizações, participe do nosso Canal no Telegram
Gostou?
Curte, comente e compartilhe!