A maioria dos brasileiros não recebeu nenhum tipo de educação financeira, isso faz com que de geração a geração as famílias sofram em administrar suas finanças, por esse motivo texto de hoje será “Como Quitar Suas Dívidas”.
Uma boa parte da população está em uma situação difícil financeiramente, e infelizmente por não procuraram ajudar ou muitas vezes fingirem que o problema não existe, uma pequena conta que podia ser resolvida facilmente, vira em uma proporção gigantesca. Porém, para tudo na vida existe uma solução, sendo assim, não seria diferente com a sua situação financeira, basta que você queira resolvê-la.
Solução para Dividas: Guia Completo para a Liberdade Financeira
O dinheiro: fonte de felicidade ou infelicidade?
1º Passo – Anote suas contas
Para saber como você realmente se encontra financeiramente, é preciso anotar tudo o que você deve com detalhes. Pois para sair da dívida o primeiro passo é assumir para si mesmo que existe uma dívida e que ela precisa ser controlada. Reveja o seu orçamento mensal; Por exemplo: Geladeira R$ 2000,00 parcelado em 10 vezes e estou com duas parcelas atrasadas. uma coisa é fato: quanto mais tempo você levar para se conscientizar, maior será o seu prejuízo financeiro.
2º Passo – Conheça os juros
Depois que você fez o levantamento de todos os seus gastos é hora de saber qual dessas despesas tem os juros maiores. Atente para as dívidas com taxas de juros maiores. Os juros do cartão de crédito e do cheque especial são os maiores do mercado, por isso, essas dívidas devem ser as primeiras a serem quitadas. Caso contrário, você entrará em uma bola de neve.
3º Passo – Renegocie
Quando você já sabe quais são os juros chegou a hora de renegociar os juros e ver como você pode pagar. Um bom exemplo é você ligar e falar que você reconhece a dívida e gostaria de quita-la, porém suas condições não são favoráveis, e pergunte quais as condições à credora pode lhe oferecer. Escute com atenção pergunte as taxas de juros e anote.
Ligue para o cartão de crédito renegocie a dívida para diminuir a taxa de juros cobrada, assim você possa honrar o compromisso com ele. Para reduzir seu endividamento corte as despejas, renegocie seus débitos e seja criterioso com as compras.
O importante nessa negociação é você fazer o acordo com parcelas que cabem no seu bolso, e sei que é ruim ficar nessa situação, porém para sair dela é preciso ter um pouco de paciência, por isso, o valor da parcela deve caber no seu bolso, de nada adianta renegociar com o valor da parcela com o valor que irá fazer seu orçamento ficar injetado, por qualquer dificuldade que você atrase essa parcela virará uma bola de neve.
4º Passo – Evite novos consumos por um tempo e cancele alguns consumos por um tempo
Uma forma de se livrar da dívida e ajudando o orçamento e revendo tudo que pode ser cancelado mesmo que por um período determinado até você quitar a dívida, sabe aquela academia que você paga e quase não vai, então você pode suspender esse serviço por um tempo e praticar exercício ao ar livre, assim você mantém a vida com saúde e ainda faz uma economia. Do mesmo modo, você pode fazer com a TV a cabo cancele esse serviço por um período determinado, se você não assiste, então cancele definitivamente, só pague por um serviço que você realmente utiliza. Renegocie o plano de seu celular, use a carona ou divida seu carro com os amigos para economizar no combustível.
Eu entendo que parece que sua vida perdeu a alegria, porém nesse momento você precisa abrir mão de alguns consumos para alcançar o seu objetivo (Quitar Suas Dívidas). E assim que a situação tomar um rumo melhor, você pode ir gradativamente readquirindo e se matriculando nos serviços que você cancelou. Pode ficar tranquilo que depois a sua vida vai melhorar!
5º Passo – Tenha foco
Por último e não menos importante para sair das dívidas é necessário dar prioridades a essa ação, logo é preciso ter foco e disciplina, com isso, crie estratégias para economizar, e uma forma é evitar comer fora, pois esse é um gasto quase que diário e quando você faz as contas verá que tem um alto custo, para lidar com isso, Tente sempre fazer comida e levar pro trabalho ou fazer as refeições em casa quando possível. Sua economia será enorme. você terá que se esforçar para colocar a sua vida financeira em dia.
Em casos em que o orçamento mensal não é o suficiente para as despesas, você deve optar pela mudança nos hábitos de consumo, recorrendo a pesquisas e a compra de itens mais baratos. Ao perceber que está endividado, não se desespere, o melhor a ser feito é renegociar a dívida.
Recomendo-o fortemente para quem está começando a investir e a cuidar do seu dinheiro. Evite comprar a crédito em longo parcelamento, como por exemplo, de 12 vezes não é nada bom fazer isso, quando você compra contando com o dinheiro que vai receber, você assume um risco, pois qualquer imprevisto que você tenha ficará com problemas financeiros, logo você precisa programar suas compras com antecedência.
Receba nossas atualizações, participe do nosso Canal no Telegram
Gostou?
Curta, comente e compartilhe!
Autor
-
Presidente da APPOEF, Planejadora financeira, Educadora, Escritora e Palestrante. Rosielle Pegado acredita que a educação financeira vai além dos números, para ela, é sobre conectar, inspirar e transformar vidas. Como empreendedora, Rosielle ajuda pessoas e famílias a alcançarem estabilidade financeira por meio de mentorias, cursos e consultorias. Sua missão é capacitar seus clientes a tomarem decisões financeiras conscientes e construírem um futuro mais próspero, utilizando estratégias que integram comportamento financeiro e planejamento eficaz. Se você se sente pronto para fazer o seu Planejamento Financeiro e precisa de ajuda, clique no botão no canto superior direito, e preencha seus dados.
Ver todos os posts