Quando você não dá a devida atenção a sua vida financeira, ou seja, não faz um planejamento financeiro, não otimiza o seu orçamento e também não cria uma reserva de emeregência.
A falta dessas ações podem fazer sua vida parecer uma verdadeira montanha russa.
E quando chega um momento de crise, sua saúde financeira é afetada diretamente e pode deixá-la extremamente difícil, deixando as pessoas com pouca informação cada vez mais confusas e procurando diversas soluções, sem o conhecimento necessário, o que pode levar a mais dívidas.
Às vezes, pode parecer muito difícil organizar as contas, mas esse é um esforço muito importante para nossa saúde financeira. Portanto, organizar o orçamento e ter um plano de investimentos é também uma questão de saúde.
Se você é uma dessas pessoas, que não tem reserva de emergência, e precisa levantar dinheiro para pagar as contas, tentando entender principalmente sobre empréstimos, veja as dicas a seguir.
Primeiramente, caso tenha alguém em sua família com reserva de emergência, não a peça de imediato sem uma contrapartida.
O dinheiro: fonte de felicidade ou infelicidade?
Conhecimento: O Poder que te Protege das Tempestades da Vida
Procure um acordo com essa pessoa, investigue a possibilidade de conquistar alguma renda, pois esse dinheiro também pode ser a única forma de sustento deste parente.
Procure pesquisar sobre os tipos de empréstimos e seus pré-requisitos (os básicos são maiores de 18 anos e ter um cartão de crédito com limite mínimo, como R$ 500 e pedir emprestado a mesma quantia), aqui vamos falar brevemente sobre os cinco mais importantes:
Cartão de crédito
Sim, ele é um empréstimo já que você não tem aquele dinheiro e paga posteriormente quando chega a fatura.
Para evitar juros altos tente nunca pagar o mínimo do cartão, pois sua dívida com a operadora aumentará drasticamente e isso poderá trazer problemas no futuro.
Financiamentos
Oferecido tanto por bancos quanto por outras instituições financeiras, os recursos devem ser usados conforme acordado em contrato, geralmente usado para imóveis e automóveis.
Antes de procurar essa opção pense em como organizar-se para quitá-la no futuro e se é o momento financeiro correto para isso.
Refinanciamento
Utilizado quando o cliente já contratou uma linha de crédito e precisa trocá-la, geralmente para substituir os juros e tornar a dívida mais barata.
Uma opção vantajosa caso tenha dívida com taxas pré-fixadas e os juros podem tornar-se menores do que o acordado anteriormente.
Cheque especial
É geralmente acionado quando o cliente acaba com seu saldo em conta corrente e automaticamente os juros da modalidade passam a ser debitados da conta para que o banco não tenha prejuízos.
Caso escolha essa modalidade através de um banco precisaráq ser correntista do mesmo, onde a instituição liberará o valor de crédito de acordo comq sua renda.
Pelo empréstimo ser uma escolha complicada, que acarreta em uqma dívida, devemos pensar em quem deve pedir empréstimo, como por exemploq pessoas que precisam economizar ou criar uma reserva de emergência, quem necessita desse dinheiro para sobreviver e quem quer ganhar dinheiro, já possuindo um plano estratégico para fazer o empréstimo render o suficiente até dar lucro e possibilitar seu pagamento posteriormente.
Quando devemos pegar dinheiro emprestado? Pois sim, o empréstimo demanda muito planejamento para não virar endividamento.
Devemos saber exatamente quanto precisamos, quanto ele custará por mês e no final do período de pagamentos e quais benefícios esse dinheiro lhe trará
Outro detalhe importante é comparar taxas.
No site do Banco Central existe uma lista de bancos e suas taxas de juros, onde você pode pesquisar pela modalidade de empréstimo e ter vários dados para comparar e fazer o melhor negócio possível.
E se você quer aprender a ter uma boa organização financeira eu criei um guia para te orientar como alcançar a sua liberdade financeiro.
Receba nossas atualizações, participe do nosso Canal no Telegram
Gostou?
Curte, comente e compartilhe!
Autor
-
Presidente da APPOEF, Planejadora financeira, Educadora, Escritora e Palestrante. Rosielle Pegado acredita que a educação financeira vai além dos números, para ela, é sobre conectar, inspirar e transformar vidas. Como empreendedora, Rosielle ajuda pessoas e famílias a alcançarem estabilidade financeira por meio de mentorias, cursos e consultorias. Sua missão é capacitar seus clientes a tomarem decisões financeiras conscientes e construírem um futuro mais próspero, utilizando estratégias que integram comportamento financeiro e planejamento eficaz. Se você se sente pronto para fazer o seu Planejamento Financeiro e precisa de ajuda, clique no botão no canto superior direito, e preencha seus dados.
Ver todos os posts